27-12-2009 16:36

ACAT promoveu "Fado com letras"

A Associação Cultural Artística de Tavira realizou no dia 12 de Dezembro, o evento “Fado com Letras”, no Cine-Teatro António Pinheiro em Tavira, um espectáculo de Fado, Poesia e Dança.
Este evento teve como objectivo principal promover a criatividade artística e literária, bem como valorizar e divulgar jovens fadistas. Um espectáculo apresentado por Márcio Gonçalves que contou com casa cheia e que primou pela qualidade artística.
Os momentos de fado protagonizados pelos jovens fadistas algarvios: Rui Encarnação, Márcio Gonçalves, Sara Minhalma, Emanuela Furtado e Vera Rodrigues, foram acompanhados à guitarra e viola por Aníbal Vinhas e Raimundo Seixas.
Neste evento foi também efectuada a entrega de prémios aos vencedores do concurso de poesia, promovido pela ACAT, tendo os premiados oportunidade de dar a conhecer ao público o(s) seu(s) trabalho(s). No tema A (Fado), na categoria mais de 16 anos, os premiados foram: 1º prémio – Isabel Venâncio com o poema intitulado “Eternamente…fado”; 2º prémio – Glória Marreiros com “Este fado”; 3º prémio – António Cavaco com o trabalho “A voz do fado”; 1º Menção Honrosa – Luís Lourenço com o poema “Um ser de raízes” e por último a 2º Menção Honrosa foi atribuída a Maria Aresta com “Alma do Povo”. No tema B (tema livre), categoria até 15 anos, o júri decidiu atribuir: 1º e 2º prémio a Inês Guilherme com os trabalhos “Meu pai” e “Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento” e o 3º prémio foi atribuído a João Amorim que apresentou a concurso o poema “Joana”. No tema B (tema livre), categoria mais de 16 anos, os premiados foram: 1º prémio – Alberto Pereira com “Mulheres Algemadas”, 2º prémio – João Correia com o trabalho “Sinopse”, o qual foi também premiado com a 2º Menção honrosa deste grupo com o poema “Dialecto”; 3º prémio e 1º Menção Honrosa – Glória Marreiros com os poemas intitulados “Condão” e “Este Mar” respectivamente.
Destaque ainda para a participação do grupo de dança da ACAT “LuzDança” que coreografou vários momentos de fado, e para a Sala de Estudo “Atrium” que fez uma simpática homenagem a Amália Rodrigues.
Um espectáculo cultural de qualidade, cujo balanço é bastante positivo e que cumpriu com o objectivo de cruzar três áreas artísticas – dança, poesia e música.

—————

Voltar


 

BEM VINDOS!

A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), fundada em 1998, desenvolve atividades de carácter social, cultural, artístico, destinadas em particular a crianças, jovens, e idosos, mas também a famílias e ao público em geral. Visa promover o tempo livre dos jovens de forma saudável e educativa; incentivar a criatividade comunitária; fomentar a prática de estilos de vida saudáveis, promover e divulgar vários grupos artísticos. Tem vindo a desenvolver diversos projetos socioculturais. 

 


Questionário

Que área artística gostaria que a ACAT desenvolvesse?

Fotografia (357)
20%

Música (322)
18%

Dança (345)
20%

Poesia (316)
18%

Outras (426)
24%

Número de votos 1766


Associação Cultural Artística de Tavira Morada de Correspondência:Apartado 52 8800 Tavira Sede Social: Rua Tenente Coronel Melo Antunes, nº 1 B 8800-Tavira GPS: LONG 7º 38’ 40’’ LAT 37º 7’ 53’’