21-07-2021 11:47

ACAT PROMOVE PROJETO “TAVIANIMA: Formar Gerações-Capacitar para Des-Envolver"

 A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), membro do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Tavira, encontra-se a promover o projeto “TAVIANIMA: Formar Gerações - Capacitar para Des-Envolver", o qual preconiza a dinamização de um conjunto integrado de ações em diferentes eixos de intervenção na área social, nomeadamente com crianças, jovens e idosos. Num período de pandemia a direção da ACAT decidiu avançar com a candidatura a um projeto de empreendedorismo social, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local, o qual foi aprovado, tendo iniciado as operações no dia 1 de junho de 2021.

O projeto, será desenvolvido no decorrer dos próximos 3 anos, pretendendo a organização dar continuidade ao mesmo. Será desenvolvido mediante a realização de um conjunto de atividades de acordo com um plano de ação, tendo por base 5 eixos de intervenção: promoção da coesão social e territorial e combate à pobreza e exclusão social; intervenção psicológica; desenvolvimento pessoal e social e prevenção do abandono escolar; prevenção da doença e promoção da saúde; promoção das tecnologias de informação e comunicação, contrariando a infoexclusão nos idosos. 

Assim, o projeto visa contribuir para a prevenção e diminuição do abandono escolar precoce dos jovens, promover estilos de vida saudáveis, melhorar a saúde mental e a estimulação cognitiva de idosos, promover atividades de tempos livres para crianças. Visa igualmente contribuir na luta contra a pobreza e exclusão social, bem como fomentar a capacitação e a autonomia de crianças e jovens, realizando um conjunto de atividades de carater socioeducativo e de aquisição de competências sociais.

Prevê-se a disponibilização e mediação de um conjunto de serviços a prestar aos idosos no domicílio, bem como um serviço de apoio psicológico para combater o isolamento social e, por sua vez, melhorar a saúde, em particular a saúde mental dos idosos. Pretende-se, deste modo, contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social dos seniores. 

Ao nível das crianças pretende-se realizar um conjunto de ações, dando resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres, mediante atividades educativas que promovam a inter-relação e o respeito pelo outro, fomentando e transmitindo valores mediante recursos lúdicos. Pretende-se permitir um maior equilíbrio entre trabalho, família e lazer dos pais, contribuindo, simultaneamente, para um crescimento saudável das crianças. Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar, realizar experiências e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais. Será dada oportunidade às crianças de explorarem sentimentos e emoções, mediante partilha de vivencias, bem como se prestará auxílio na realização de trabalhos de casa e será dado espaço para o brincar livre e o desenvolvimento pessoal fomentando a criatividade.

Por sua vez, ao nível dos jovens, será criado um serviço dedicado à orientação vocacional e à integração na vida ativa, neste sentido, os jovens serão avaliados pela psicóloga e terão acesso a informação e aconselhamento em relação às ofertas formativas disponíveis, seja ao nível do ensino profissional e tecnológico, seja do ensino superior, público ou privado. A intervenção da psicóloga constitui uma mais-valia neste projeto atendendo a que os jovens poderão também receber acompanhamento e orientação, nesta fase problemática da adolescência.

Pretende-se igualmente trabalhar na prevenção da doença e promoção da saúde, em áreas como a alimentação saudável, valorizando a dieta mediterrânica, a prática de atividade física, a estimulação cognitiva, atividades de motricidade fina, entre outras dinâmicas e atividades lúdicas e de valorização do património imaterial em particular junto da população idosa do concelho de Tavira, estando previsto a criação do “Espaço Entre Idosos” para convívio e desenvolvimento de atividades.

O projeto TAVIANIMA é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, no contexto do sistema de apoio ao emprego e ao empreendedorismo +CO3SO emprego – empreendedorismo social. O projeto conta também com o apoio do Município de Tavira, encontrando-se alinhado com o PDS - Plano de Desenvolvimento Social, nomeadamente no âmbito do eixo 2 (Promoção da Coesão Territorial).  

A sede social da ACAT fica situada na Rua Tenente Coronel Melo Antunes, n.º 1 B r/c 8800-687 em Tavira. Para mais informações enviar e-mail tavianima.acat@gmail.com.

Com este projeto a ACAT pretende dar o seu contributo e constituir uma mais-valia nas respostas sociais de proximidade a disponibilizar no concelho de Tavira.

 

—————

Voltar


 

BEM VINDOS!

A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT), fundada em 1998, desenvolve atividades de carácter social, cultural, artístico, destinadas em particular a crianças, jovens, e idosos, mas também a famílias e ao público em geral. Visa promover o tempo livre dos jovens de forma saudável e educativa; incentivar a criatividade comunitária; fomentar a prática de estilos de vida saudáveis, promover e divulgar vários grupos artísticos. Tem vindo a desenvolver diversos projetos socioculturais. 

 


Questionário

Que área artística gostaria que a ACAT desenvolvesse?

Fotografia (217)
31%

Música (66)
10%

Dança (85)
12%

Poesia (164)
24%

Outras (161)
23%

Número de votos 693


Associação Cultural Artística de Tavira Morada de Correspondência:Apartado 52 8800 Tavira Sede Social: Rua Tenente Coronel Melo Antunes, nº 1 B 8800-Tavira GPS: LONG 7º 38’ 40’’ LAT 37º 7’ 53’’